O que é a Filovídeo?

Da idéia de realizar uma videoteca para o Centro de Humanidades da UECE nasceu a Filovídeo.Esta tem como proposta estabelecer o vínculo entre cinema e educação desmistificando o pensamento de que o conhecimento só se adquire dentro da sala de aula. A Filovídeo saiu do papel com a contribuição de professores como a Drª Cristiane Marinho que com seu empenho junto aos estudantes de Filosofia fez nascer esse sonho de realizar a proposta de educação para além das salas de aula, mostrando que o Cinema pode e tem um elo indiscutível com as questões sociais e culturais.

Quem poderá usufruir da videoteca?

A videoteca poderá ser usada por qualquer aluno, funcionário , professor e até mesmo por pessoas que não sejam alunos da UECE, podendo ter acesso ao empréstimo de filmes mediante cadastro.

O que preciso para fazer o cadastro?

O cadastro pode ser feito no C.A. de Filosofia de segunda a sexta durante os intervalos (9h as 9h30 manhã - 18h as 18h30 noite).

*Para quem é aluno da universidade:

1-Cadastro devidamente preenchido

2-Comprovante de matrícula

*Para quem não é aluno da universidade:

1-Comprovante devidamente preenchido

2-Comprovante de endereço

24 de mar. de 2009

Sicko - SOS Saúde

Sinopse: Um painel do deficiente sistema de saúde americano. A partir do perfil de cidadãos comuns, somos levados a entender como milhões de vidas são destruídas por um sistema que, no fim das contas, só beneficia a poucos endinheirados. Ali vale a lógica de que, se você quer permanecer saudável nos Estados Unidos, é bom não ficar doente. E, depois de examinar como o país chegou a esse estado, o filme visita uma série de países com sistema de saúde público e eficiente, como Cuba e Canadá.

Ficha técnica:


Título Original: Sicko
Gênero: Documentário
Duração: 113 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2007
Diretor: Michael Moore
Roteiro: Michael Moore
Edição: Geoffrey Richman, Chris Seward e Dan Swietlik

6 de mar. de 2009

O sol de cada manhã

Sinopse: O apresentador da previsão do tempo de uma TV local recebe a chance de sua vida ao ser convidado para um teste em um programa nacional. Mas ele precisa superar os problemas pessoais pelos quais passa no momento. Dirigido por Gore Verbinski (Piratas do Caribe) e com Nicolas Cage, Michael Caine e Hope Davis no elenco.

Ficha Técnica:

Título Original: The Weather Man
Gênero: Drama
Duração: 101 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2005
Direção: Gore Verbinski
Roteiro: Steve Conrad
Fotografia: Phedon Papamichael
Edição: Craig Wood

1984


Sinopse:

Adaptação do clássico homônimo de George Orwell. Vivendo sob um governo autoritário e que tem o controle total sobre cada ação dos cidadãos, proibindo qualquer tipo de emoção, o burocrata Winston Smith enfrenta problemas ao se apaixonar por Julia.

Ficha Técnica:

Direção: Michael Radford
Ano: 1984
País: Inglaterra
Gênero: Drama, Ficção científica
Duração: 113 min. / cor
Título Original: Nineteen Eighty-Four
Título em inglês: 1984

300


Sinopse:

Em 480 antes de Cristo, durante a famosa batalha de Thermopylae, o rei de Esparta, Leônidas (Gerard Butler), lidera seu exército contra o avanço dos Persas, comandados por Xerxes (Rodrigo Santoro). Na História, a batalha ficou marcada por ter inspirado toda a Grécia a se unir, o que ajudou a solidificar o conceito de democracia que se conhece hoje. Adaptação dos quadrinhos criados por Frank Miller.

Ficha Técnica:

Título no Brasil: 300
Título Original: 300
País de Origem: EUA
Gênero: Ação
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 117 minutos
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Zack Snyder

5 de mar. de 2009

Dançando no Escuro

Sinopse: Selma (a cantora Björk em seu único papel no cinema), uma imigrante tcheca que trabalha em uma fábrica de utensílios domésticos, perde aos poucos a visão, enquanto junta dinheiro para que seu filho possa operar e evite a cegueira congênita.

Ficha Técnica:

Título Original: Dancer in the Dark
Gênero: Drama
Duração: 140 minutos
País de Origem: França
Ano de Lançamento: 2000
Direção: Lars Von Trier
Roteiro: Lars Von Trier
Fotografia: Robby Müller e Lars Von Trier
Edição: François Gédigier e Molly Marlene Stensgard

Batismo de Sangue



Sinopse: São Paulo, fim dos anos 60. O convento dos frades dominicanos torna-se uma trincheira de resistência à ditadura militar que governa o Brasil. Movidos por ideais cristãos, os freis Tito (Caio Blat), Betto (Daniel de Oliveira), Oswaldo (Ângelo Antônio), Fernando (Léo Quintão) e Ivo (Odilon Esteves) passam a apoiar o grupo guerrilheiro Ação Libertadora Nacional, comandado por Carlos Marighella (Marku Ribas). Eles logo passam a ser vigiados pela polícia e posteriormente são presos, passando por terríveis torturas.

Ficha Técnica:

Título Original: Batismo De Sangue
Gênero: Drama
Duração: 107 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Helvécio Ratton
Roteiro: Dani Patarra e Helvécio Ratton
Fotografia: Lauro Escorel
Edição: Mair Tavares

O Libertino

Sinopse: John Wilmot (Johnny Depp), o 2º Conde de Rochester, é um rebelde provocador e um gênio literário da restauração inglesa do século XVII. Wilmot é convocado pelo rei Charles II (John Malkovich) a escrever uma peça, com a responsabilidade de que ela precisa ser magistral e que impressione a corte francesa. Apaixonado pela atriz Elizabeth Barry (Samantha Morton), o desejo de Wilmot em transformá-la em uma estrela e sua inteligência subversiva terminam por escandalizar a sociedade de Londres da época.

Ficha Técnica:

Título Original: The Libertine
Gênero: Drama
Duração: 114 minutos
País de Origem: Inglaterra
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Laurence Dunmore
Roteiro: Stephen Jeffreys, baseado em peça teatral de Stephen Jeffreys
Fotografia: Alexander Melman
Edição: Jill Bilcock

Laranja Mecânica


Sinopse: No futuro, Alex (Malcolm McDowell), líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele é usado em experimento destinado a refrear os impulsos destrutivos, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.

Ficha Técnica:

Título Original: A Clockwork Orange
Gênero: Ficção Científica
Duração: 138 minutos
País de Lançamento: Inglaterra
Ano de Lançamento: 1971
Direção: Stanley Kubrick
Roteiro: Stanley Kubrick, baseado em livro de Anthony Burgess
Fotografia: John Alcott
Edição: Bill Butler