O que é a Filovídeo?

Da idéia de realizar uma videoteca para o Centro de Humanidades da UECE nasceu a Filovídeo.Esta tem como proposta estabelecer o vínculo entre cinema e educação desmistificando o pensamento de que o conhecimento só se adquire dentro da sala de aula. A Filovídeo saiu do papel com a contribuição de professores como a Drª Cristiane Marinho que com seu empenho junto aos estudantes de Filosofia fez nascer esse sonho de realizar a proposta de educação para além das salas de aula, mostrando que o Cinema pode e tem um elo indiscutível com as questões sociais e culturais.

Quem poderá usufruir da videoteca?

A videoteca poderá ser usada por qualquer aluno, funcionário , professor e até mesmo por pessoas que não sejam alunos da UECE, podendo ter acesso ao empréstimo de filmes mediante cadastro.

O que preciso para fazer o cadastro?

O cadastro pode ser feito no C.A. de Filosofia de segunda a sexta durante os intervalos (9h as 9h30 manhã - 18h as 18h30 noite).

*Para quem é aluno da universidade:

1-Cadastro devidamente preenchido

2-Comprovante de matrícula

*Para quem não é aluno da universidade:

1-Comprovante devidamente preenchido

2-Comprovante de endereço

30 de ago. de 2009

A Vida Secreta de Adolf Hitler


Sinopse: Uma visão aterradora e penetrante da vida de um monstro da humanidade Adolph Hitler, considerado a besta. O responsável pela morte de milhões de almas inocentes das formas mais sádicas e cruéis imagináveis e inimagináveis. Inclui entrevistas com a irmã do monstro e de leais comparsas nazistas que estavam ao seu lado no bunker nazista. Nas últimas horas de sua deplorável vida. O filme ainda levanta questões como seu envolvimento com Eva Braun e outros aspectos de uma mente mórbida e doentia. Um filme feito logo após o final da guerra e que constitui valioso documento para se entender o maior conflito armado do século XX.

Ficha Técnica:

Título Original: The secret Life of Adolf Hitler
Gênero: Documentário
Duração:53 min
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1958
Direção: David Lewis

Zeitgeist


Sinopse: Zeitgeist é uma expressão alemã que poderá ser traduzida como “o espírito do tempo”, e é o título de um filme muito controverso que foi disponibilizado apenas na net. Este é um filme sem fins lucrativos, cuja a ideia é inspirar as pessoas a olharem o mundo à sua volta de uma perspectiva mais crítica, e perceber que nem sempre as coisas são como a maioria da população pensa que são.


Ficha Técnica:

Título Original: Zeitgeist: The Movie
Gênero: Documentário
Duração: 118 min
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Peter Joseph
Roteiro: Peter Joseph

O que fazer em caso de incêndio?


Sinopse: Na década de 80 seis amigos ocuparam um prédio na Alemanha, desafiando as autoridades locais. 15 anos depois eles mudaram bastante, com alguns nem lembrando seu passado de anarquia. Porém, quando uma bomba caseira por eles colocada em uma mansão abandonada em 1987 apenas agora explode, eles precisam se reunir novamente para evitar que a polícia local descubram que são eles os responsáveis pelo ato.

Ficha Técnica:

Título Original: Was Tun, Wenn's Brennt?
Gênero: Drama
Duração: 01 hs 40 min
País de Origem: Alemanha
Ano de Lançamento: 2002
Direção: Gregor Schnitzler
Roteiro: Stefan Dähnert e Anne Wild
Fotografia: Andreas Berger
Edição: Hansjörg Weinbrich


Obrigado por fumar


Sinopse: Nick Naylor (Aaron Eckhart) é o principal porta-voz das grandes empresas de cigarros, ganhando a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Desafiado pelos vigilantes da saúde e também por um senador oportunista, Ortolan K. Finistirre (William H. Macy), que deseja colocar rótulos de veneno nos maços de cigarros, Nick passa a manipular informações de forma a diminuir os riscos do cigarro em programas de TV. Além disto Nick conta com a ajuda de Jeff Megall (Rob Lowe), um poderoso agente de Hollywood, para fazer com que o cigarro seja promovido nos filmes. Sua fama faz com que Nick atraia a atenção dos principais chefes da indústria do tabaco e também de Heather Holloway (Katie Holmes), a repórter de um jornal de Washington que deseja investigá-lo. Nick repetidamente diz que trabalha apenas para pagar as contas, mas a atenção cada vez maior que seu filho Joey (Cameron Bright) dá ao seu trabalho começa a preocupá-lo.

Ficha Técnica:

Título Original: Thank You for Smoking
Gênero: Comédia
Duração: 01 hs 32 min
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2006
Direção: Jason Reitman
Roteiro: Jason Reitman, baseado em livro de Christopher Buckley
Fotografia: Jim Whitaker
Edição: Dana E. Glauberman

Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver

Sinopse: O filme é a continuação de À Meia Noite Levarei Tua Alma, no qual Zé do Caixão é um agente funerário que chega a uma cidade à procura de uma mulher para gerar um filho perfeito e imortal. Para isso, rapta várias moças e submete-as a testes medonhos, envolvendo aranhas caranguejeiras e, com sua obsessão, coloca o pacato local em um clima de terror. Até que uma das condenadas roga uma maldição e o Zé do Caixão tem um pesadelo em que experimenta o inferno. Mojica Marins foi obrigado pela censura a mudar o final do filme, transformando Zé do Caixão num sujeito crédulo e religioso.

Ficha Técnica:

Título Original: Esta Noite Encarnarei No Teu Cadáver
Gênero: Terror
Duração: 95min.
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 1967
Direção: José Mojica Marins
Roteiro: José Mojica Marins
Fotografia: Giorgio Attlili

Nós que Aqui Estamos por Vós Esperamos



Sinopse:
Nós que aqui estamos por vós esperamos é um documentário
brasileiro de 1998, dirigido por Marcelo Masagão. Leitura
cinematográfica da obra Era dos Extremos, do historiador
britânico Eric Hobsbawm, a produção mostra, através da
montagem das imagens produzidas no século XX e da música
composta por Wim Mertens, o período de contrastes entre
um mundo que se envolve em dois grandes conflitos
internacionais, a banalização da violência, o
desenvolvimento tecnológico, a esperança e a loucura
das pessoas. O título do filme vem do letreiro disposto
em um cemitério localizado na cidade de Paraibuna, no
interior do Estado de São Paulo, onde se lê a mesma frase.
Foi premiado no Festival de Gramado em 1999 por sua montagem
e no Festival do Recife como melhor filme, melhor roteiro e
melhor montagem. Sua produção custou cerca de 140 mil reais,
sendo 80 mil direcionado somente para o pagamento de direitos
autorais de imagens e fragmentos de vídeos.

Ficha Técnica:

Título Original: Nós Que Aqui Estamos Por Vós Esperamos
Gênero: Documentário
Duração: 73 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 1998
Direção: Marcelo Masagão
Roteiro: Marcelo Masagão
Fotografia: Marco Túlio Guglielmoni
Edição: Marcelo Masagão

Os Sete Samurais


Sinopse: No século XVI, durante a era Sengoku, quando os poderosos samurais de outrora estavam com os dias contados pois eram agora desprezados pelos seus aristocráticos senhores (samurais sem mestre eram chamados de "ronin"). Kambei (Takashi Shimura), um guerreiro veterano sem dinheiro, chega em uma aldeia indefesa que foi saqueada repetidamente por ladrões assassinos. Os moradores do vilarejo pedem sua ajuda, fazendo com que Kambei recrute seis outros ronins, que concordam em ensinar os habitantes como devem se defender em troca de comida. Os aldeões dão boas-vindas aos guerreiros e algumas relações começam. Katsushiro (Ko Kimura) se apaixona por um das mulheres locais, embora os outros ronins mantenham distância dos camponeses. O último dos guerreiros que chega é Kikuchio (Toshiro Mifune), que finge estar qualificado mas na realidade é o filho de um camponês que almeja aceitação. Os bandoleiros chegam e no final os vilões são derrotados, mas só três samurais sobrevivem e estes contemplam os túmulo dos camaradas enquanto os aldeões plantam arroz para a próxima estação

Ficha Técnica:

Título Original: Shicinin No Samurai
Gênero: Ação/Drama/Guerra
Duração: 03 hs 28 min
País de Origem: Japão
Ano de Lançamento: 1954
Direção: Akira Kurosawa
Roteiro: Shinobu Hashimoto, Akira Kurosawa e Hideo Oguni
Fotografia: Asakazu Nakai
Edição: Akira Kurosawa

Saló ou Os 120 Dias De Sodoma


Sinopse: Na província italiana de Saló no norte de Itália que estava controlada pelos nazis em 1944, quatro altos dignitários reúnem dezesséis exemplares perfeitos de jovens e levam-nos para um palácio perto de Marzabotto juntamente com guardas, criados e garanhões. Além deles, há quatro mulheres de meia-idade: três delas contam histórias provocantes enquanto a quarta as acompanha ao piano. A história passa-se enquanto relatam as histórias de Dante e de Sade: o Círculo das Manias, o Círculo da Merda e o Círculo do Sangue. Depois disso, os jovens são executados enquanto cada libertino toma o seu lugar como voyeus.

Ficha Técnica:

Título Original: Salò o le 120 giornate di Sodoma
Gênero: Drama
Duração: 112 minutos
País de Origem: Itália/França
Ano de Lançamento: 1975
Direção: Pier Paolo Pasolini
Roteiro: Pier Paolo Pasolini, Sergio Citti

O Mundo De Sofia


Sinopse: Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento.

Ficha Técnica:

Título Original: Sofies Verden
Gênero: Drama
Duração: 200 minutos
País de Origem: Noruega/Suécia
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Erik Gustavson
Roteiro: Erik Gustavson
Fotografia: Kjell Vassdal
Edição: Anne Andressen

Memórias Póstumas

Sinopse: Após ter morrido, em pleno ano de 1869, Brás Cubas decide por narrar sua história e revisitar os fatos mais importantes de sua vida, a fim de se distrair na eternidade. A partir de então ele relembra de amigos como Quincas Borba, de sua displicente formação acadêmica em Portugal, dos amores de sua vida e ainda do privilégio que teve de nunca ter precisado trabalhar em sua vida.

Ficha Técnica:

Título Original: Memórias Póstumas
Gênero: Drama
Duração: 101 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 2001
Direção: André Klotzel
Roteiro: André Klotzel, baseado em livro de Machado de Assis
Fotografia: Pedro Farkas
Edição: André Klotzel

Metropoles


Sinopse:
Metrópolis, ano 2026. Os poderosos ficam na superfície e lá há o Jardim dos Prazeres, para os filhos dos mestres, enquanto os operários, em regime de escravidão, trabalham bem abaixo da superfície, na Cidade dos Operários. Esta poderosa cidade é governada por Joh Fredersen (Alfred Abel), um insensível capitalista cujo único filho, Freder (Gustav Fröhlich), leva uma vida idílica, desfrutando dos maravilhosos jardins. Mas um dia Freder conhece Maria (Brigitte Helm), a líder espiritual dos operários, que cuida dos filhos dos escravos. Ele conversa com seu pai, que diz que é assim que as coisas devem ser quando Josaphat (Theodor Loos) é demitido por Joh, por não ter mostrado plantas que estavam em poder dos operários. Freder pede a ajuda dele e vê as condições que existem no subsolo. Paralelamente Rotwang (Rudolf Klein-Rogge), um inventor louco que está a serviço de Joh, diz ao seu patrão que seu trabalho está concluído, pois criou um robô à imagem do homem, que nunca se cansa ou comete erro, e diz que agora não haverá necessidade de trabalhadores humanos, sendo que em breve terá um robô que ninguém conseguirá diferenciar de um ser vivo. Além disto decifra as plantas, que são de antigas catacumbas que ficam na parte mais profunda da cidade. Curioso em saber o que interessa tanto aos operários, Joh e Rotwang decidem espioná-los usando uma passagem secreta. Ao assistir a uma reunião, onde Maria prega aos operários lhes implorando que rejeitem o uso de violência para melhorar o destino e pensar em termos de amor, dizendo ainda que o Salvador algum dia virá na forma de um mediador. Mas mesmo este menor ato de desafio é muito para Joh, que ouviu a fala na companhia de Rotwang. Assim, Joh ordena que o robô tenha a aparência de Maria e diz para Rotwang escondê-la na sua casa, para que o robô se infiltre entre os operários para semear a discórdia entre eles e destruir a confiança que sentem por Maria. Mas Joh não podia imaginar uma coisa: Freder está apaixonado por Maria.

Ficha Técnica:

Título Original: Metropolis
Gênero: Ficção Científica
Duração: 100 minutos
País de Origem: Alemanha
Ano de Lançamento: 1927
Direção: Fritz Lang
Roteiro: Fritz Lang e Thea von Harbou, baseado em livro de Thea von Harbou
Fotografia: Karl Freund e Günther Rittau

Morangos Silvestres


Sinopse: O velho professor Isak Borg viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara-se com estranhos e parentes, o que faz ele reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.

Ficha Técnica:

Título Original: Smultronstället
Gênero: Drama
Duração: 91 minutos
País de Origem: Suécia
Ano de Lançamento: 1957
Direção: Ingmar Bergman
Roteiro: Ingmar Bergman
Edição: Oscar Rosander

Meninos Não Choram


Sinopse: Saiba como Teena Brandon se tornou Brandon Teena e passou a reivindicar uma nova identidade, masculina, numa cidade rural de Falls City, Nebraska. Brandon inicialmente consegue criar uma imagem masculinizada de si mesma, se apaixonando pela garota com quem sai, Lana, e se tornando amigo de John e Tom. Entretanto, quando a identidade sexual de Brandon vem público, a revelação ativa uma espiral crescente de violência na cidade.

Ficha Técnica:

Título Original: Boys Don't Cry
Gênero: Drama
Duração: 114 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1999
Direção: Kimberly Peirce
Roteiro: Kimberly Peirce e Andy Bienan
Fotografia: Jim Denault
Edição: Tracy Granger e Lee Percy

Linha De Passe


Sinopse: No coração de uma das maiores metrópoles do mundo, quatro irmãos tentam reinventar suas vidas. Reginaldo, o mais novo, procura obstinadamente seu pai, que nunca conheceu. Dario, sonha com uma carreira como jogador de futebol profissional. Dinho, frentista em um posto de gasolina, busca na religião o refúgio para um passado obscuro. Dênis, o mais velho, é pai e ganha a vida como motoboy. No centro desta família está Cleuza, 42 anos, grávida do quinto filho. Ela trabalha duro como empregada doméstica enquanto luta para manter os filhos na linha. Para sobreviver à brutalidade de uma cidade onde as oportunidades se afunilam, eles só podem contar um com o outro..

Ficha Técnica:

Título Original: Linha de Passe
Gênero: Drama
Duração: 113 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 2008
Direção: Walter Sales e Daniela Thomas
Roteiro: George Moura, Daniela Thomas, Bráulio Mantovani
Fotografia: Mauro Pinheiro Jr.
Edição: Gustavo Giani e Lívia Serpa

Jules e Jim (Uma Mulher Para Dois)


Sinopse: Paris, início do século XX. Jules (Oskar Werner), um judeu-alemão tímido, e Jim (Henri Serre), um francês extrovertido, se tornam grandes amigos. Eles têm muitos dos mesmos interesses, entretanto procuram alcançá-los de forma bastante diferenciada. Em uma viagem para uma ilha um pouco distante da Grécia, eles vêem uma estátua com um sorriso sem igual e quando voltam à Paris conhecem Catherine (Jeanne Moreau), que se parece com a escultura. Logo os três boêmios se tornam um trio inseparável e eles têm muitos momentos agradáveis em passeios de bicicletas ou idas à praia. Enquanto o cenário político mundial estremece com a possibilidade da Primeira Grande Guerra, eles estão determinados em aproveitar a vida ao máximo e viver para o momento. Jules se apaixona por Catherine e implora a Jim que a deixe cortejá-la e não interfira. Jim concorda, então o trio vai para o sul da França, onde eles tem primorosas férias. Jules propõe casamento a Catherine, que aceita. Um pouco depois de retornarem a Paris eclode a Primeira Guerra Mundial. Assim Catherine e Jules vão para à Alemanha e os dois homens combatem em lados opostos da guerra. Após o armistício, Jules encontra Jim e pede para ele ir visitá-los em sua casa, um chalé no Rhineland. Jules e Catherine têm uma filha de cinco anos, Sabine (Sabine Haudepin). Jim pode ver imediatamente que o matrimônio está em crise. Catherine fala de todos os seus amantes para Jim, mas Jules quer manter o casamento a todo o custo, apesar do caso dela com Albert (Boris Bassiak), um outro amigo. Quando Jules decide que se ele não pode ter Catherine o melhor amigo dele deve tê-la, ele dá a sua aprovação para eles terem uma ligação. Jules se divorcia de Catherine e assim ela e Jim podem se casar, mas após algum tempo Jules quer vê-la imediatamente. Jim tem que voltar a Paris para um negócio e acaba se reencontrando com Gilberte (Vanna Urbino), uma antiga amante. Isto afeta de forma profunda sua relação com Catherine, mas muitas coisas mais iriam acontecer.

Ficha Técnica:

Título Original: Jules et Jim
Gênero: Drama
Duração: 104 minutos
País de Origem: França
Ano de Lançamento: 1964
Direção: François Truffaut
Roteiro: François Truffaut e Jean Gruault, baseado em livro de Henri-Pierre Roché
Fotografia: Raoul Coutard
Edição: Claudine Bouché

Histórias Extraordinárias


Sinopse: Três histórias, baseadas nos contos de terror de Edgar Allan Poe: "Metzengerstein" (Roger Vadim) é sobre uma mulher de família nobre que se apaixona pelo primo, mas não consegue tê-lo; "William Wilson" (Louis Malle) é sobre um homem que, durante toda vida, foi atormentado pelo seu duplo; "Toby Dammit" (Federico Fellini) é sobre um ator inglês que está constantemente atormentado pelos fãs, repórteres e pelo demônio.

Ficha Técnica:

Título Original: Histoires Extraordinaires
Gênero: Suspense
Duração: 121 minutos
País de Origem: Itália/França
Ano de Lançamento: 1968
Direção: Federico Fellini,
Roger Vadim, Louis Malle

29 de ago. de 2009

As Invasões Bárbaras


Sinopse: À beira da morte e com dificuldades em aceitar seu passado, Rémy (Rémy Girard) busca encontrar a paz. Para tanto recebe a ajuda de Sébastien (Stéphane Rousseau), seu filho ausente, sua ex-mulher e velhos amigos.

Ficha Técnica:

Título original: Les Invasions Barbares
Gênero: Drama
Duração: 99 minutos
País de Origem: Canadá
Ano de Lançamento: 2003
Direção: Denys Arcand
Roteiro: Denys Arcand
Fotografia: Guy Dufaux
Edição: Isabelle Dedieu

Estamira

Sinopse: Estamira, 63 anos de idade, trabalha há mais de duas décadas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, no Rio de Janeiro. Ela sofre de esquizofrenia. Porém, carismática e maternal, lidera a pequena comunidade onde vive, formada por velhos que habitam o lixão. Filmado desde 2000, quando Estamira começou a se tratar num centro psiquiátrico público, este documentário mostra seu cotidiano ao longo de três anos, sua transformação e os efeitos dos remédios que é obrigada tomar. Com um discurso eloqüente, filosófico e poético, ela tem uma missão: revelar e cobrar a verdade. Sobrevivendo no lixo da civilização, consegue superar sua condição miserável para por em questão os valores perdidos da sociedade.

Ficha Técnica:

Título Original: Estamira
Gênero: Documentário
Duração: 121 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 2004
Direção: Marcos Prado
Roteiro: Marcos Prado
Fotografia: Marcos Prado
Edição: Tuco

Eraserhead


Sinopse:
Henry Spencer tenta sobreviver da indústria de vírus, de sua raivosa namorada e dos gritos de seu filho, um bebê mutante. Esquizofrênico, original, surrealista, angustiante, bizarro. Em seu primeiro longa-metragem, David Lynch já demonstrava o que viria a ser no mundo cinematográfico. Para muitos, inclusive, é o melhor filme de sua carreira. Genial e revelador!

Ficha Técnica:

Título Original: Eraserhead
Gênero: Drama
Duração: 89 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1977
Direção: David Lynch
Roteiro: David Lynch
Fotografia: Herbert Cardwel
Edição: David Lynch

O Caçador De Pipas

Sinopse: Kabul. Amir (Zekeria Ebrahimi) e Hassan (Ahmad Khan Mahmidzada) são dois amigos, que se divertem em um torneio de pipas. Após a vitória neste dia um ato de traição de um menino marcará para sempre a vida de ambos. Amir passa a viver nos Estados Unidos, retornando ao Afeganistão apenas após 20 anos. É quando ele enfrenta a mão de ferro do governo talibã para tentar consertar o ocorrido em seu passado.

Ficha Técnica:

Título Original: The Kite Runner
Gênero: Drama
Duração: 122 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2007
Direção: Marc Forster
Roteiro: David Benioff, baseado em livro de Khaled Hosseini
Fotografia: Roberto Schaefer
Edição: Matt Chesse

Cães De Aluguel


Sinopse: Joe Cabot (Lawrence Tierney), um experiente criminoso, reuniu seis bandidos para um grande roubo de diamantes, mas estes seis homens não sabem nada um sobre os outros e cada um utiliza uma cor como codinome. Porém durante o assalto algo ao saiu , pois diversos policiais esperavam no local. Mr. White (Harvey Keitel) levou Mr. Orange (Tim Roth), que na fuga levou um tiro na barriga e morrerá se não tiver logo atendimento médico, para o armazém onde tinha sido combinado que todos se encontrassem. Logo depois chegou Mr. Pink (Steve Buscemi), que está certo que um deles é um policial disfarçado e eles precisam descobrir quem os traiu. Em um clima de acusações mútuas a situação fica cada vez mais insustentável.

Ficha Técnica:

Título Original: Reservoir Dogs
Gênero: Policial
Duração: 99 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 1992
Direção: Quentin Tarantino
Roteiro: Quentin Tarantino
Fotografia: Andrzej Sekula
Edição: Sally Menke

Um Albergue Em Tóquio


Sinopse: Filme da fase de cinema mudo do Yasujiro Ozu. Para sobreviver e salvar a vida da filha de um amigo, um homem miserável resolve roubar dinheiro. Em seguida, ele confessa à polícia.

Ficha Técnica:

Título Original: Tokyo no yado
Gênero: Drama
Duração: 80 minutos
País de Origem: Japão
Ano de Lançamento: 1935
Direção: Yasujiro Ozu
Roteiro: Masao Arata e Tadao Ikeda

Atraiçoados


Sinopse: O mestre do cinema político, Costa-Gavras, teve uma bem sucedida fase norte-americana em que conseguiu abordar temas polêmicos como a influência americana no golpe do Chile ("Desaparecido", 1982), o julgamento de ex-nazistas ("Muito mais que um Crime", 1989) e a corrupção do jornalismo ("O Quarto Poder", 1997). Aqui ele também fez um bom e corajoso trabalho, inspirando-se num fato real (que também deu origem a "Talk Radio", de Oliver Stone). Mas usou um roteiro de Joe Esterhaz (que depois faria "Instinto Selvagem" e "Invasão da Privacidade") e uma atriz que estava na moda no momento, Debra. Preferiu contar de forma humana e até romântica a denúncia da existência de organizações de ultra-direita por todo o interior americano, pregando idéias racistas de supremacia branca e perigosas. Mas a maneira de envolver o espectador é fazendo o público acreditar no dilema da heroína, que se apaixona pelo fazendeiro que pode ser também um fascista. Os americanos não apreciam muito o filme que funciona melhor para os estrangeiros.

Ficha Técnica:

Título Original: Betrayed
Gênero: Drama
Duração: 127 minutos
País de Origem: EUA/Japão
Ano de Lançamento: 1988
Direção: Constatin Costa-Gavras
Roteiro: Joe Eszterhas
Fotografia: Patrick Blossier
Edição: Joëlle van Effenterre

Anjos Do Sol


Sinopse: Maria (Fernanda Carvalho) é uma jovem de 12 anos, que mora no interior do nordeste brasileiro. No verão de 2002 ela é vendida por sua família a um recrutador de prostitutas. Após ser comprada em um leilão de meninas virgens, Maria é enviada a um prostíbulo localizado perto de um garimpo, na floresta amazônica. Após meses sofrendo abusos, ela consegue fugir e passa a cruzar o Brasil através de viagens de caminhão. Mas ao chegar no Rio de Janeiro a prostituição volta a cruzar seu caminho.

Ficha Técnica:

Título Original: Anjos Do Sol
Gênero: Drama
Duração: 92 minutos
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 2006
Direção: Rudi Lagemann
Roteiro: Rudi Lagemann
Fotografia: Tuca Moraes
Edição: Leo Alves, Felipe Lacerda e Rudi Lagemann

Across The Universe



Sinope: Década de 60. Jude (Jim Sturgees) e Lucy (Evan Rachel Wood) estão perdidamente apaixonados. Juntamente com um grupo de amigos e músicos eles se envolvem nos movimentos da contracultura de sua época, tendo como guias o dr. Robert (Bono) e o sr. Kite (Eddie Izzard).

Ficha Técnica:

Título Original: Acroos The Universe
Gênero: Musical
Duração: 131 minutos
País de Origem: EUA
Ano de Lançamento: 2007
Diração: Julie Taymor
Roteiro: Dick Clement e Ian La Fresnais, baseado em estória de Julie Taymor, Dick Clement e Ian La Fresnais
Fotografia: Bruno Delbonnel
Edição: Françoise Bonnot

Accattone


Sinopse:
Pela primeira vez no Brasil, Desajuste Social é a impactante obra de estréia na direção de Pier Paolo Pasolini, que teve Bernardo Bertolucci como assistente. Este DVD apresenta o filme em impecável versão restaurada e remasterizada.
Ao som da música sublime de Bach, Pasolini nos apresenta a miserável periferia de Roma, onde vive Vittorio, mais conhecido como Accattone, um jovem cafetão que explora a prostituta Maddalena. Quando ela é presa, ele fica sem rumo até se apaixonar pela ingênua Stella, que tenta fazê-lo mudar de vida.
Mais de 40 anos depois de sua estréia, Desajuste Social continua a ser um filme impressionante e atual. Um registro poético e realista da sociedade italiana que só Pasolini conseguia fazer. Essencial.

Ficha Técnica:

Título Original: Accattone
Gênero: Drama
Duração: 120 minutos
País de Origem: Itália
Ano de Lançamento: 1961
Direção: Pier Paolo Pasolini
Roteiro: Pier Paolo Pasolini
Fotografia: Tonino Delli Colli
Edição: Nino Baragli

ABC Da Greve



Sinopse: O filme cobre os acontecimentos na região do ABC paulista, acompanhando a trajetória do movimento de 150 mil metalúrgicos em luta por melhores salários e condições de vida. Sem obter êxito em suas reivindicações, decidem-se pela greve, afrontando o governo militar. Este responde com uma intervenção no sindicato da categoria. Mobilizando numeroso contingente policial, o governo inicia uma grande operação de repressão. Sem espaço para realizar suas assembléias, os trabalhadores são acolhidos pela igreja. Passados 45 dias, patrões e empregados chegam a um acordo. Mas o movimento sindical nunca mais foi o mesmo.

Ficha Técnica:

Título Original: ABC Da Greve
Gênero: Documentário
Duração: 75 min.
País de Origem: Brasil
Ano de Lançamento: 1979/90
Direção: Leon Hirszman
Roteiro: Produção: Carlos Augusto Calil
Fotografia: Adrian Cooper
Edição: Adrian Cooper