O que é a Filovídeo?

Da idéia de realizar uma videoteca para o Centro de Humanidades da UECE nasceu a Filovídeo.Esta tem como proposta estabelecer o vínculo entre cinema e educação desmistificando o pensamento de que o conhecimento só se adquire dentro da sala de aula. A Filovídeo saiu do papel com a contribuição de professores como a Drª Cristiane Marinho que com seu empenho junto aos estudantes de Filosofia fez nascer esse sonho de realizar a proposta de educação para além das salas de aula, mostrando que o Cinema pode e tem um elo indiscutível com as questões sociais e culturais.

Quem poderá usufruir da videoteca?

A videoteca poderá ser usada por qualquer aluno, funcionário , professor e até mesmo por pessoas que não sejam alunos da UECE, podendo ter acesso ao empréstimo de filmes mediante cadastro.

O que preciso para fazer o cadastro?

O cadastro pode ser feito no C.A. de Filosofia de segunda a sexta durante os intervalos (9h as 9h30 manhã - 18h as 18h30 noite).

*Para quem é aluno da universidade:

1-Cadastro devidamente preenchido

2-Comprovante de matrícula

*Para quem não é aluno da universidade:

1-Comprovante devidamente preenchido

2-Comprovante de endereço

31 de out. de 2009

Stalker




Sinopse: Após a suposta queda de meteoritos numa região do planeta, essa região adquire propriedades estranhas e é chamada de Zona. Dentro da Zona, diz a lenda ter o Quarto, que seria um lugar onde todos os seus desejos são realizados. Temendo que a população invada a Zona à procura do Quarto, o exército a isola, mas eles próprios não têm coragem de entrar nela. Apenas alguns poucos, chamados Stalkers, têm habilidade suficiente para entrar e sobreviver lá dentro. Um dia, um escritor famoso e um físico contratam um Stalker para os guiarem ao Quarto, sem exatamente saber o que procuram.

Ficha Técnica:

Título Original: Stalker
Gênero: Ficção Científica/Suspense
Duração: 163 minutos
País de Origem: União Soviética
Ano de Lançamento: 1979
Direção: Andrei Tarkovsky


Pickpocket


Sinopse: O personagem principal é Michel (Martin LaSalle), um jovem que começa a bater carteiras por prazer e pela emoção do roubo, e isso vira uma compulsão. Ele é preso, percebe o choque que isso causa em sua mãe e em seus amigos e reflete sobre seus atos. Porém, depois de solto, ele se junta a um ladrão veterano e volta ao crime. Sua consciência pesa, bem como a memória de sua mãe. Também a presença de Jeanne (Marika Green), uma jovem por quem se apaixona, lhe faz pensar em deixar o crime, o que acontece de forma irônica. O filme contou com um batedor de carteiras como consultor. A frieza do tratamento, o rigor e a economia dos efeitos psicológicos faz deste filme um grande clássico da escola Bresson. Inspirado em Crime e Castigo, de Dostoievski.

Ficha Técnica:

Título Original: Pickpocket
Gênero: Drama
Duração: 75 minutos
País de Origem: França
Ano de Lançamento: 1959
Direção: Robert Bresson





Daens- Um Grito de Justiça





Sinopse: Na cidade de Aalst, norte da Bélgica, um grupo de trabalhadores vive em condições miseráveis, vítimas da exploração da indústria de tecidos onde estão empregados. A situação começa a mudar quando um padre revolucionário é transferido para a cidade e assume a igreja local.



FICHA TÉCNICA:

Ano: 1993
País: Bélgica
Legendado em Português
Duração: 132 Minutos
Direção: Stijn Coninx

Pai e Filha



Sinopse: Retrato da tradição e da compaixão japonesa, o filme do mestre japonês Ozu, conta a história de Noriko, uma jovem de 27 anos que ainda mora com a família. Todos querem que ela case, mas ele prefere continuar vivendo e cuidando do seu pai. Poético e verdadeiro, essa obra prima permanecia inédita no circuito de VHS e DVD no Brasil.

Ficha Técnica:

Título Original: Banshun
Gênero: Drama
Duração: 108 minutos
País de Origem: Japão
Ano de Lançamento: 1949
Direção: Yasujiro Ozu
Roteiro: Kôgo Noda e Yasujiro Ozu
Fotografia: Yuuharu Atsuta
Edição: Yoshiyasu Hamamura

As Vinhas da Ira





Sinopse:
Baseado na obra de John Steinbeck, conheça a história de uma familia de trabalhadores rurais pobre durante a Grande Depressão de 29. Buscando oportunidades de uma vida melhor, Tom Joad (Henry Fonda), após cumprir pena, leva sua família em uma pequena caminhonete, de Oklahoma para a Califórnia, onde dizem ser um lugar mais próspero e de maiores oportunidades. Durante a viagem eles se deparam com a nova realidade, ao mesmo tempo que descobrem que o lugar onde estão indo pode ser pior do que o que deixaram para trás. Vencedor de 2 Oscar, incluindo Melhor diretor.


FICHA TÉCNICA
» Direção: John Ford
» Roteiro: John Steinbeck, Nunnally Johnson
» Gênero: Drama
» Origem: Estados Unidos
» Duração: 128 minutos
» Tipo: Longa-metragem

The Rite



SINOPSE: A Versátil apresenta o inédito O Rito, um dos filmes mais impressionantes da fase mais radical do mestre Ingmar Bergman, que inclui as obras-primas Persona e a Trilogia do Silêncio. Acusados de encenar uma peça obscena, três atores são interrogados por um juiz. Durante e entre os interrogatórios, os segredos mais íntimos de todos são revelados. Neste filme sombrio, visceral e claustrofóbico, Bergman reflete sobre o papel do artista na sociedade. No elenco, grandes atuações de Ingrid Thulin (O Silêncio) e Gunnar Björnstrand (Luz de Inverno), além de uma participação especial de Bergman.

  • Informações Técnicas
    Título no Brasil: O Rito
    Título Original: Riten
    País de Origem: Suécia
    Gênero: Drama
    Tempo de Duração: 72 minutos
    Ano de Lançamento: 1969
    Site Oficial:
    Estúdio/Distrib.: Versátil
    Direção: Ingmar Bergman

O Sonho de Cassandra



sinopse:

Ian (Ewan McGregor) e Terry (Colin Farrell) são irmãos que decidem comprar o barco "Cassandra's Dream", apesar dos problemas financeiros que ambos atravessam. Terry trabalha em uma oficina, mas é viciado no jogo e sempre está às voltas com novas dívidas. Já Ian trabalha no restaurante do pai (John Benfield), mas sonha em largar o negócio para alçar vôos mais altos. Ambos moram com os pais, com a família sendo auxiliada financeiramente pelo tio Howard (Tom Wilkinson). Um dia Howard aparece para uma visita, o que anima Ian e Terry. Eles pretendem pedir dinheiro ao tio, para que possam realizar os sonhos que têm para suas vidas. Howard aceita ajudá-los, mas o que exige em troca muda para sempre a vida dos irmãos.

ficha técnica:

  • título original:Cassandra's Dream
  • gênero:Drama
  • duração:01 hs 48 min
  • ano de lançamento:2007
  • estúdio:Iberville Productions / Virtual Studios / Wild Bunch
  • distribuidora:The Weinstein Company / Imagem Filmes
  • direção: Woody Allen
  • roteiro:Woody Allen

O Céu de Lisboa



Sinopse: Um cineasta alemão pede a seu técnico de som e amigo que se una a ele em Lisboa. Quando este chega, seu amigo desapareceu, deixando fitas com gravações sem áudio. O técnico de som, vagará incansável pelas ruas de Lisboa, gravando o barulho da cidade para completar as imagens deixadas por seu amigo.

FICHA TÉCNICA
  • Título original: Lisbon Story
  • Diretor: Wim Wenders
  • Elenco: Rüdiger Vogler, Patrick Bauchau, Teresa Salgueiro, Pedro Ayres Magalhães, Joel Cunha Ferreira, Sofia Bénard da Costa, João Canijo
  • Gênero: Comédia, Drama
  • Duração: 134 min
  • Ano: 1994
  • Cor: Colorido