O que é a Filovídeo?

Da idéia de realizar uma videoteca para o Centro de Humanidades da UECE nasceu a Filovídeo.Esta tem como proposta estabelecer o vínculo entre cinema e educação desmistificando o pensamento de que o conhecimento só se adquire dentro da sala de aula. A Filovídeo saiu do papel com a contribuição de professores como a Drª Cristiane Marinho que com seu empenho junto aos estudantes de Filosofia fez nascer esse sonho de realizar a proposta de educação para além das salas de aula, mostrando que o Cinema pode e tem um elo indiscutível com as questões sociais e culturais.

Quem poderá usufruir da videoteca?

A videoteca poderá ser usada por qualquer aluno, funcionário , professor e até mesmo por pessoas que não sejam alunos da UECE, podendo ter acesso ao empréstimo de filmes mediante cadastro.

O que preciso para fazer o cadastro?

O cadastro pode ser feito no C.A. de Filosofia de segunda a sexta durante os intervalos (9h as 9h30 manhã - 18h as 18h30 noite).

*Para quem é aluno da universidade:

1-Cadastro devidamente preenchido

2-Comprovante de matrícula

*Para quem não é aluno da universidade:

1-Comprovante devidamente preenchido

2-Comprovante de endereço

20 de fev. de 2009

Em Nome de Deus


Sinopse: Os Lares Madalena, na Irlanda, eram de responsabilidade das Irmãs da Misericórdia, em nome da Igreja Católica. Jovens mulheres eram mandadas para lá por suas famílias ou pelos orfanatos e, uma vez lá, ficavam confinadas e obrigadas a trabalhar na lavagem de roupa, onde poderiam expiar seus pecados. Os pecados variavam entre ser mãe solteira, ser bonita ou feia demais, retardada mentalmente, ignorantes ou inteligentes, ou vítimas de estupro. E por seus pecados, elas trabalhavam 364 dias por ano, sem remuneração. Eram mal alimentadas, surradas, humilhadas, estupradas, e seus filhos levados à força. A sentença dessas moças era indefinida. Milhares de mulheres viveram e morreram nesses Lares. O último Asilo Madalena na Irlanda foi fechado em 1996.

Ficha Técnica:

Título Original: The Magdalene Sisters
Gênero: Drama
Duração: 119 minutos
País de Lançamento: Inglaterra
Ano de Lançamento: 2002
Direção: Peter Mullan
Roteiro: Peter Mullan
Fotografia: Nigel Willoughby
Edição: Colin Monie

Nenhum comentário:

Postar um comentário