O que é a Filovídeo?

Da idéia de realizar uma videoteca para o Centro de Humanidades da UECE nasceu a Filovídeo.Esta tem como proposta estabelecer o vínculo entre cinema e educação desmistificando o pensamento de que o conhecimento só se adquire dentro da sala de aula. A Filovídeo saiu do papel com a contribuição de professores como a Drª Cristiane Marinho que com seu empenho junto aos estudantes de Filosofia fez nascer esse sonho de realizar a proposta de educação para além das salas de aula, mostrando que o Cinema pode e tem um elo indiscutível com as questões sociais e culturais.

Quem poderá usufruir da videoteca?

A videoteca poderá ser usada por qualquer aluno, funcionário , professor e até mesmo por pessoas que não sejam alunos da UECE, podendo ter acesso ao empréstimo de filmes mediante cadastro.

O que preciso para fazer o cadastro?

O cadastro pode ser feito no C.A. de Filosofia de segunda a sexta durante os intervalos (9h as 9h30 manhã - 18h as 18h30 noite).

*Para quem é aluno da universidade:

1-Cadastro devidamente preenchido

2-Comprovante de matrícula

*Para quem não é aluno da universidade:

1-Comprovante devidamente preenchido

2-Comprovante de endereço

29 de ago. de 2009

Atraiçoados


Sinopse: O mestre do cinema político, Costa-Gavras, teve uma bem sucedida fase norte-americana em que conseguiu abordar temas polêmicos como a influência americana no golpe do Chile ("Desaparecido", 1982), o julgamento de ex-nazistas ("Muito mais que um Crime", 1989) e a corrupção do jornalismo ("O Quarto Poder", 1997). Aqui ele também fez um bom e corajoso trabalho, inspirando-se num fato real (que também deu origem a "Talk Radio", de Oliver Stone). Mas usou um roteiro de Joe Esterhaz (que depois faria "Instinto Selvagem" e "Invasão da Privacidade") e uma atriz que estava na moda no momento, Debra. Preferiu contar de forma humana e até romântica a denúncia da existência de organizações de ultra-direita por todo o interior americano, pregando idéias racistas de supremacia branca e perigosas. Mas a maneira de envolver o espectador é fazendo o público acreditar no dilema da heroína, que se apaixona pelo fazendeiro que pode ser também um fascista. Os americanos não apreciam muito o filme que funciona melhor para os estrangeiros.

Ficha Técnica:

Título Original: Betrayed
Gênero: Drama
Duração: 127 minutos
País de Origem: EUA/Japão
Ano de Lançamento: 1988
Direção: Constatin Costa-Gavras
Roteiro: Joe Eszterhas
Fotografia: Patrick Blossier
Edição: Joëlle van Effenterre

Nenhum comentário:

Postar um comentário